Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Com apoio da AIEA, IPEN traz especialista do Canadá para ministrar curso sobre novos traçadores PET

Frank Wuest é professor e pesquisador no Departamento de Oncologia da Universidade de Alberta.

Começou nesta segunda-feira, 5, no Centro de Radiofarmácia (CR) do IPEN, o curso "Development and preclinical evaluation of novel PET tracers for molecular imaging in Oncology" (Desenvolvimento e avaliação pré-clínica de novos traçadores PET para procedimentos de imagem molecular em Oncologia). 

O objetivo é treinar profissionais e pós-graduandos nas diferentes etapas de desenvolvimento de novos radiofármacos para fins de diagnóstico e terapia.

Patrocinado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), no âmbito do projeto IAEA BRA6027 "Improving Protocols in Nuclear Medicine Services and in the Development of New Radiopharmaceuticals” (Melhorando Protocolos em Serviços de Medicina Nuclear e no Desenvolvimento de Novos Produtos Radiofarmacêuticos), o curso está sendo ministrado pelo professor Frank Wuest, do Departamento de Oncologia, da Universidade de Alberta, Canadá.

De acordo com Emerson Bernardes, pesquisador do CR e coordenador local, o curso é voltado para pós-graduandos que pesquisam novos radiofármacos (para terapia e diagnóstico) e mecanismos moleculares de doenças em geral, e para profissionais da área da saúde que trabalham diagnóstico por imagem utilizando radiofarmacos. "Não restringimos o número de vagas, todos os interessados que quiseram participar estão aqui”, afirmou.

O projeto IAEA BRA6027 é coordenado pela pesquisadora Lorena Pozzo, também do CR, atualmente realizando pós-doutoramento na Itália. Entre 10 e 14 de setembro, a equipe coordenou o curso "Image Processing and Data Analysis in Small Animal PET Studies” (Processamento de Imagem e Análise de Dados em Estudos PET de Pequenos Animais). "A Agência [Internacional de Energia Atômica] tem sido fundamental no apoio às nossas atividades”, disse Pozzo.

A abertura do curso ocorreu às 9h, com as boas-vindas do gerente do CR, Efrain Perini, aos participantes. Em seguida, Frank Wuest ministrou a palestra "Development and preclinical evaluation of novel PET radiotracers for molecular imaging in oncology at the Cross Cancer Institute”, onde atua como professor da Divisão de Processamento de Imagens. Após a palestra, houve debate sobre sínteses em kit e tecnologia microfluídica para rotulagem peptídica com 18F.

Ao longo da semana, serão abordados temas como processamento de imagens de câncer de próstata e perspectivas clínicas; radiotraçadores para processamento de imagens moleculares do metabolismo; Frutose-PET, uma nova ferramenta de imagem no câncer de mama além do FDG; e PET no processo de desenvolvimento e avaliação de medicamentos, dentre outros. Todas as aulas são pela manhã, continuando à tarde com apresentação de questões pelos alunos.

Além de representantes do IPEN, participam do curso profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/CNEN-NE), comsede em Recife, (PE). Um dos principais atrativos é a larga experiência de Frank Wuest, cuja pesquisa, segundo ele, está inserida "no campo multidisciplinar da pesquisa translacional do câncer”.

"Os esforços visam principalmente a avaliação e tradução do potencial diagnóstico e terapêutico de novos alvos moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer, por meio de técnicas de imagem molecular para melhorar o atendimento ao paciente”, explica.

Isso inclui, de acordo com Wuest, três campos básicos: (1) projeto, síntese e caracterização de novas sondas moleculares (radiotraçadores), (2) avaliação e caracterização de novos alvos moleculares e (3) aplicação de novas tecnologias para imageamento molecular e terapia do câncer.

Serviço
O quê:Curso "Development and preclinical evaluation of novel PET tracers for molecular imaging in Oncology"
Onde: Centro de Radiofarmácia do IPEN
Período: de 5 a 9 de novembro, tempo integral

---
Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos