Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Homenagens, destaques do ano e Prêmio IPEN de Inovação marcam celebração dos 62 anos do Instituto

Entre os destaques da programação, a outorga de "Pesquisador Emérito" à pesquisadora Marina Beatriz Vasconcellos, do CRPq

Seis projetos de pesquisa com potenciais impactos econômicos e sociais concorrem, este ano, ao V Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica, uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) com o objetivo de incentivar a geração de talentos em pesquisas acadêmicas ou tecnológicas que visem o mercado. O vencedor será anunciado nesta sexta-feira, a partir das 14h, durante sessão solene em comemoração aos 62 anos Instituto, que acontece no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni.

Na sequência, quatro unidades do IPEN – Centro de Engenharia Nuclear (CEN), Centro do Reator de Pesquisas (CRPq), Centro de Radiofarmácia (CR) e Centro de Metrologia das Radiações (CMR) – vão receber placas de Certificação ISO 9001:2015, obtida após auditoria dla Fundação Vanzolini, com foco nas práticas de gestão e prestação de serviços. "O IPEN tem buscado cada vez mais imprimir a qualidade em suas práticas de gestão, e essas certificações demonstram que estamos no caminho certo”, afirmou o superintendente Wilson Calvo.

Neste ano em que o Instituto comemora 52 anos, mais 58 servidores se aposentaram. Eles serão homenageados pelo tempo dedicado à casa. Também receberão homenagem 88 servidores que completam 25, 30, 35 e 40 anos de IPEN. Um dos servidores mais antigo, com 42 anos de casa, é o pesquisador Reynaldo Pugliesi, do CRPq. Ele se diz bastante motivado com a homenagem: "O nosso IPEN é uma instituição magnífica. Espero que o trabalho que desenvolvemos, seja digno dela. Nosso muito obrigado por essa homenagem".

"Completar 40 anos de trabalho no IPEN é uma questão de nomeclatura: você pode dizer que dobrou o Cabo das Tormentas, deixando as tempestades para trás, ou dobrou o Cabo da Esperança, indo ao encontro de novas paisagens. Considero que estou no segundo caso”, brinca Afonso Aquino, um dos que batalharam para introduzir as Ciências Humanas no Instituto, mesmo tendo sólida formação na área de Exatas.

"Emérita”
A programação encerra-se com a outorga de "Pesquisador Emérito” à professora Marina Beatriz Agostini Vasconcellos, que durante anos foi pesquisadora do Centro do Reator de Pesquisas (CRPq), atuando na linha "Aplicações de Técnicas Nucleares nas Áreas de Saúde e de Ambiente”.
 

Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marina Vasconcellos é mestre e doutora em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi uma das lideranças responsáveis pelo desenvolvimento da área de Radioquímica no IPEN, na qual se tornou uma referência.

Aposentada desde 2015, Marina Vasconcellos continua suas atividades como pesquisadora voluntária, orientando alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e ministrando cursos de graduação e de pós-graduação.

"Para nós, do CRPq, é um orgulho que mais um pesquisador daqui receba o título de Emérito do IPEN. E, no caso particular da Marina, vemos essa homenagem como mais do que necessária, uma vez que ela sempre foi uma pessoa de quem nos orgulhamos de trabalhar juntos, pois possui qualidades únicas como liderança, sólida formação, generosidade e especialmente uma visão de futuro, o que permitiu que o IPEN tivesse sempre pioneirismo e inovação nas aplicações de radioquímica e ativação neutrônica no Brasil”, afrimou Frederico Genezini, gerente do Centro.

Manhã de "Destaques”
A sessão solene com a presença de autoridades será à tarde, mas a programação dos 62 anos começa pela manhã, às 9, com a inauguração dos laboratórios para pesquisa sobre novas energias, no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH). Em seguida, às 10h30, no Auditório, a apresentação do "IPEN em Números”, pelo diretor de Pesquisa, Desenvovimento e Ensino, Marcelo Linardi, e dos "Destaques do Ano” nas categorias Ensino e Internacionalização, Pesquisa e Projeto.
    

"Nos destaques, celebramos as vitórias/conquistas da casa no ano. Na pesquisa, radiofármacos inéditos no mundo, o IPEN faz! Em Projeto, conquistamos projeto de porte, com acirrada concorrência, mostrando nossa competência, FAPESP+Shell com aporte volumoso de recursos numa pesquisa de ponta mundial. Em Ensino e Internacionalização, outra conquista: realizamos a escola de LASER pela primeira vez, fato que muito nos orgulhou, pois foi um sucesso”, comemorou Marcelo Linardi, diretor da DPDE.

As conquistas
Seguindo a ordem do programa, na categoria Ensino e Internacionalização, o pesquisador Niklaus Ursus Wetter, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA), fará uma apresentação sobre a "Escola Avançada FAPESP Lasers Frontiers”, realizada no IPEN, no mês de julho.
     

Na Pesquisa, o destaque será para "Desenvolvimento de Radiofármacos Inéditos: Inovar para Transformar”, com apresentação do pesquisador Emerson Bernardes, do Centro de Radiofarmácia (CR). Em Projeto, destacou-se o Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CCCH). Fábio Coral, gerente do CCCH, vai apresentar o tema "Os Centros de Pesquisa Shell-FAPESP e o Futuro em Novas Energias no IPEN”.

Após os Destaques, os presentes poderão conhecer os projetos que concorrem ao V Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica, em vídeos de curta duração exibidos para a Comissão Julgadora. A seguir, a lista dos candidatos:

Projeto / Pesquisador Principal
"Técnica de marcação com sementes de Iodo-125 como localizador alvo para tratamento cirúrgico em câncer de mama”, Dra. Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
"Fotodecomposição Solar/TiO2 e adsorção de misturas terciárias de antibióticos”, Nilce Ortiz
"da Nanofototerapia Dinamica para tratamento de tumores”, Dr. Carlos Alberto Zeituni
"Determinação da radiação infravermelho longo em têxteis biofuncionais”, Dr. Marcos Antonio Scapin
"Desenvolvimento de estruturas com porosidade controlada de biomateriais metálicos por manufatura aditiva usando a fusão seletiva a laser”, Maurício David Martins das Neves
"Padronização de um novo modelo animal para diagnóstico de câncer de próstata e desenvolvimento de equipamento para estudo de comportamento”, Glaucie Jussilane Alves

Serviço
O quê: Celebração dos 62 anos do IPEN
Quando: Dia 31 de agosto
Onde: Campus do Instituto, Cidade Universitária
Horário: Das 9h às 17h

Eventos