Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A determinação de mulheres pioneiras na ciência e tecnologia, na gestão e infraestrutura que atuaram no IPEN formaram os valores que continuam nas ações de seus servidores e toda comunidade do instituto

A participação feminina na história do instituto é determinante desde sua origem. Pesquisadoras como as físicas Eva Wanda Cibulska, Lia Queiroz e Wilma Sonia Hehl participaram da montagem e primeira operação do Reator IEA-R1 que, em 2017, completa 60 anos de atividade. As químicas Constância Pagano G. da Silva, Laura Tognolli Atalla, Ludmilla Federgrün e Maria José Nastasi iniciaram atividades ainda no final dos anos 1950 na área de Radioquímica e desenvolveram pesquisas e desenvolvimentos imprescindíveis nas áreas de Radiofarmácia e Radioquímica e Ciclo do Combustível Nuclear.  

Essa contribuição foi destacada pelo instituto em ação que celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma singela homenagem representada pela entrega de um marcador de páginas com texto alusivo à data e imagens de algumas dessas pioneiras e uma trufa nas portarias do IPEN. A entrega foi realizada a todas as mulheres que entraram no instituto das 7h às 9h. O Grêmio dos Funcionários do IPEN e CTMSP apoiou ação. Um gesto simples mas de forte significado e gratidão ao empenho com que servidoras, funcionárias terceirizadas, alunas e estagiárias realizam seu trabalho.

Homenagem

Galeria de Imagens