Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Palestra no Instituto de Física - USP

A Diretoria do Instituto de Física e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP convidam para a palestra: 

"O Antropoceno: O homem no centro da nova era geológica e suas consequências"

Prof. Dr. Paulo Artaxo (IFUSP)

24 de agosto de 2016, 14:00
Local: Sala do Conselho Universitário, Prédio da Reitoria, térreo.

Para mais informações:

www.prp.usp.br/eventos/usplectures

Resumo da palestra:

O Holoceno forneceu ao longo dos últimos 10.000 anos um clima razoavelmente estável em nosso planeta, o que favoreceu a construção da sociedade, do clima e da biodiversidade que temoshoje. Entretanto, as emissões de gases de efeito estufa tiraram o clima desta estabilidade e esforços científicos, políticos e sociaisterão que ser feitos para estabilizarmos de novo o clima de nosso planeta em algum novo patamar. Cientificamente, qual é tarefa que nos espera? Como entender um sistema tão complexo e dinâmico como o clima de nosso planeta? E a governança necessária para implementar medidas que estabilizem o clima global? Seremos capazes de construí-la?

Sobre o palestrante:

​Com mais de ​300 artigos científicos publicados e mais de 2​8 mil citações, Paulo Artaxo é atualmente referência internacional no estudo da física aplicada ​aos​ problemas ambientais. Professor titular do ​Instituto de Física da Universidade de São Paulo, destacou-se como um dos 12 brasileiros, dos 2 mil cientistas participantes, a contribuir significativamente para o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ​que compartilhou um prêmio Nobel​. Prof. Artaxo é um dos pesquisadores mais influentes do mundo​ em sua área​.

Sua linha de pesquisa investiga ​questões ambientais ​e climáticas associadas aos poluentes na atmosfera​, ​os mecanismos de formação ​de nuvens e ​da chuva​ na Amazônia​ e os impactos de partículas no balanço de radiação regional e global.

Foi ​o ​vencedor da edição de 2016 do prêmio Almirante Álvaro Alberto, um dos principais no campo da ciência e tecnologia do país.

Eventos