Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Pesquisas arqueológicas na região amazônica e o uso de tecnologias nucleares são tema de webinar pelo IPEN-CNEN

O uso de técnicas nucleares auxilia no estudo da ocupação amazônica por grupos indígenas do período pré-colonial. A historiadora e doutoranda em Arqueologia Angislaine Freitas Costa, aluna do Curso de Tecnologia Nuclear do IPEN-USP apresentará o tema em 23/09, quinta-feira, às 16h, pelo canal do Reator 57, do CERPQ/IPEN, no YouTube

Para estudar o passado é necessário utilizar diversas áreas do conhecimento e Física Nuclear e Radioquímica são algumas delas. O IPEN-CNEN vem há anos utilizando a técnica de análise por ativação neutrônica para analisar a composição de objetos cerâmicos. Com base nos dados, outros especialistas podem traçar redes de troca entre comunidades da região amazônica antes da colonização.

Para trazer informações sobre o tema, a arqueóloga Angislaine Freitas Costa apresentará o webinar "Arqueometria e Arqueologia - Redes de trocas no Alto Rio Madeira”, na série de divulgação científica do promovida pelo Centro do Reator de Pesquisa CERPQ Journal Club. O evento acontece em 23 de setembro, quinta-feira, às 16h. A transmissão será pelo Canal 57 no YouTube.

Costa é licenciada e bacharelada em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com mestrado e realizando doutorado em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É orientada no IPEN pelo químico Casimiro Sepúlveda Munita, do grupo de Radioquímica do CERPQ. Costa realiza pesquisas com análise de material cerâmico pré-colonial da Amazônia, principalmente na região do rio Madeira há mais de uma década.

A série de seminários do CERPQ Journal Club, é organizada pelos pesquisadores Paulo Sérgio Cardoso da Silva e Levy Scalise Maciel.

Eventos