Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Pint of Science Brasil tem edição on-line

O evento, que leva temas científicos em linguagem acessível a bares e demais espaços públicos, necessitou alterar sua programação devido à pandemia de Covid-19. Assim, os encontros presenciais, que aconteceriam de 11 a 13 de maio foram adiados. Entretanto, de 8 a 10 de setembro, haverá uma programação on-line, sempre a partir das 20h, no canal do Pint of Science no YouTube.

O tema nacional do evento será "Investimento ou Morte” e abordará a importância de recursos financeiros para o desenvolvimento científico nacional, as pesquisas realizadas no País para a produção de vacinas contra a Covid-19 e o cenário atual da ciência no País.

08/09 - A partir das 20h: Ivestimento ou morte!
Participantes:
Helena Bonciani Nader: membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e Filipe Nobre Figueiredo, colaborador do site de política internacional Opera Mundi e apresentador do podcast Xadrez Verbal.
link para assistir:
http://bit.ly/Pint20BR-0809

09/09 - A partir das 20h: Quem tem medo da vacina chinesa?
Participantes:
Ricardo Tostes Gazzinelli: Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Iberê Thenório, diretor de conteúdo e apresentador do Manual do Mundo
Link para assistir: 
https://bit.ly/Pint20BR-0909

10/09 - A partir das 20h: Ciência verde e amarela
Gustavo Henrique Goldman: Professor Titular da Universidade de São Paulo e Natália Pasternak Taschner, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência.
Link para assistir:
 https://bit.ly/Pint20BR-1009

A ideia do Pint of Science surgiu de pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, em 2013, no qual os cientistas se encontravam com o público fora de seus laboratórios, em pubs e bares para falar de ciência de forma acessível. O festival chegou ao Brasil em 2017 e o IPEN iniciou sua participação em 2019 em três locais em São Paulo apresentando aplicações da energia nuclear e aspectos do funcionamento do reator nuclear de pesquisa IEA-R1.

Eventos