Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Oportunidades na área de segurança nuclear serão debatidas em workshop no IPEN

Objetivo do evento consiste em chamar a atenção, principalmente para novas gerações de profissionais e futuros membros da área nuclear, para os novos conceitos e oportunidades acadêmicas e técnicas na área

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP promoverá, no período de 10 a 12 de dezembro , o Workshop Internacional "Career Opportunities for Graduates in Nuclear Security” (Oportunidades de Carreira para Graduados em Segurança Nuclear, em tradução livre). A realização é uma parceria entre IPEN, que organiza e sedia o encontro, Texas A&M University (Estados Unidos) e World Institute for Nuclear Security-WINS (Áustria), por meio do programa Partnership for Nuclear Security (PNS).

O objetivo do evento consiste em chamar a atenção, principalmente para novas gerações de profissionais e futuros membros da área nuclear, para os novos conceitos e oportunidades acadêmicas e técnicas na área de segurança nuclear, afirma Jorge Eduardo de Souza Sarkis, pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações (CLA) e um dos coordenadores do workshop, junto a Delvonei Andrade, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) e Osvaldo Negrini, ex-diretor do Centro de Análises e Perícias da Polícia Científica do Estado de São Paulo e pesquisador associado do CLA.

Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelos e-mails jesarkis@ipen.br, delvonei@ipen.bronegrini@ipen.br, dos professores Sarkis, Andrade e Negrini, respectivamente. São 60 vagas no total, porém, se houver mais candidatos, o evento, que é gratuito, será transmitido via web, possibilitando ao interessado acompanhar do seu computador. O período de inscrição é até 1º de dezembro. Para os alunos inscritos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP que tenham presença mínima em 80% das palestras, será expedido um certificado IPEN/ Texas A& M /PNS.

Dentre os temas abordados, estão Educação Internacional em Segurança Nuclear; Rede Internacional de Educação sobre Segurança Nuclear (INSEN, da sigla em inglês), chancelada pela AIEA; Introdução à Cultura de Segurança Nuclear; Salvaguardas Nucleares; Forense nuclear; Abordagem Legal Brasileira para Forense Nuclear; Investigação; Ameaças à segurança nuclear e consequências; Mitigação de ameaças internas e Programa de confiabilidade humana.

"Esses temas compõem o conjunto de novas disciplinas na área de segurança nuclear que emergiram nas ultimas décadas em função não somente de potenciais riscos as atividades nucleares mas como resultado de novos estudos e desenvolvimentos no setor”, destacam os coordenadores.

No último dia do evento, será organizada a mesa-redonda "Oportunidades de Carreira”. Participarão representantes do IPEN, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Eletrobrás Eletronuclear, das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), instituições que protagonizam a área nuclear brasileira e que irão discutir sua visão de futuro na carreira de Segurança Nuclear.

---

Ana Paula Freire, Jornalista MTb 172/AM
Assessoria de Comunicação Institucional

 

Eventos