Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

1º Workshop sobre Operação, Segurança e Desenvolvimento da Pesquisa em Reatores de Potência Zero

O evento insere-se nas comemorações do 30º aniversário do Reator Nuclear IPEN/MB-01, o primeiro com concepção e construção genuinamente nacionais.

1st Workshop on Operation, Safety and Research Development in Zero Power Reactor - ZPRw 2018 -  será realizado no IPEN, de 7 a 9 de novembro de 2018. O workshop tem como objetivo promover discussão sobre o papel dos reatores nucleares de potência zero em relação às práticas de operação e treinamento, segurança e desenvolvimento de pesquisa.

O ZPRw 2018 será uma das atividades programadas para as comemorações dos 30 anos de operação contínua do Reator IPEN / MB-01, com projeto e construção totalmente nacionais. Sua construção foi resultado resultado de uma parceria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) com a Coordenação de Projetos Especiais da Marinha (COPESP) , atualmente  Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

Nos últimos 30 anos, o Reator IPEN / MB-01 vem desempenhando um papel preponderante no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, como importante centro de treinamento para operadores de reatores, e onde pesquisas relevantes sobre Física de Reatores e Instrumentação Nuclear são realizadas.  

Os principais tópicos a serem abordados no ZPRw 2018 serão:
■  Pesquisa e desenvolvimento de reatores de potência zero
■  Física de Reator
■  Sistemas de Reator
■  Desempenho de elementos combustíveis
■  Instrumentação Nuclear
■  Práticas de operação e treinamento
■  Segurança e proteção
■  Descomissionamento

 O ZPRw 2018 será um fórum para discussão dos tópicos mencionados e contará com a participação de profissionais e pesquisadores renomados. Além de palestras, o evento contará com uma sessão de painéis.

No último dia do evento, 9 de novembro, data em que se comemora os 30 anos da 1ª criticalidade do Reator IPEN/MB-01, serão realizadas cerimônia solene e homenagens com a presença de autoridades.

O evento tem coordenação de Marcelo da Silva Rocha, pesquisador do Centro de Engenharia Nuclear (CEN), Leslie de Molnary, gerente do CEN e de Antônio Teixeira e Silva, diretor de Segurança (DS) do IPEN).

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa - Amazul.

Mais informações e inscrições gratuitas no site do evento: ZPRw - 2018

E-mail: ipenmb01.30y@gmail.com


 


 

Eventos