Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Inter-relação institucional IPEN/MEPhI

Internacionalização IPEN segue intensificando acordos e visando cada vez mais a excelência no ensino e no desenvolvimento de recursos humanos dentro da esfera da Energia Nuclear

Desde 2019, vigora um Acordo Bilateral firmado com a Universidade de Moscou, MEPhI. E através deste Acordo, três Bolsistas de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP usufruem dos benefícios que este Intercâmbio proporciona.

São eles, Mayara Pinto, Levy Scalise Maciel e Júlio de Oliveira, unânimes em apontar a qualidade dos cursos oferecidos pela MEPhI, exaltando a excelência no ensino. E narram seu cotidiano dentro e fora da Universidade Russa, afirmando que a experiência vivida por eles no país, que abriga a primeira Usina Nuclear do Mundo, Obninsk, foi incrível e até um divisor de águas em suas vidas, segundo Levy.

Embora tenham defrontado grandes desafios, tanto financeiros como culturais, o que vivenciaram trouxe-lhes o suporte suficiente para enfrentar qualquer mercado de trabalho nacional ou internacional. Não só no aspecto educacional, mas também no aspecto humano, no que concerne ao contato com nacionalidades bastante diversas de seu país de origem, Brasil. Neste contexto, os desafios ao longo do tempo foram atenuados com esforço pessoal e discernimento.

A Universidade Russa continua a oferecer Cursos e Desafios, com excelência em seu corpo docente, contribuindo para a participação dos alunos IPEN, que sempre são prioridade em sua programação, devido às tratativas com a Internacionalização IPEN.

Em breve novos alunos irão à Rússia, a fim de intensificar mais seus conhecimentos e estreitar os laços que unem as duas Instituições e os países.

Link para a matéria "Relatos do Leste Europeu: alunos do IPEN contam experiências, aprendizados e desafios vivendo na Rússia"

Eventos