Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Ensino > Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional de Tecnologia das Radiações na Saúde > Docentes

Patrick Jack Spencer, Prof. Dr.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991); Mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1995); e Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2000), com Doutorado Sanduíche pelo US Army Medical Research Institute for Infeccious Diseases - EUA (1998 a 1999).

Currículo Lattes


Projetos e Linhas de Pesquisa


Projeto de Pesquisa:
Atenuação de venenos e toxinas por radiação gama para produção de soros e vacinas.

Linha de Pesquisa:
Aplicações de Técnicas Nucleares nas Áreas de Saúde e de Ambiente.

Responsável? Sim.

Descrição:
Este projeto visa explorar os efeitos da radiação gama em macromoléculas para atenuar e/ou destoxicar venenos ofídicos, assim como toxinas isoladas, preservando a sua imunogenicidade, gerando assim novos imunógenos menos lesivos e sem a adição de outras substâncias para promover a destoxicação. Dados.


Projeto de Pesquisa:
Desenvolvimento de novos métodos terapêuticos com uso de Lasers em Medicina.

Linha de Pesquisa:
Biofotônica: diagnóstico e terapia.

Responsável? Não.

Descrição:
Lasers no desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e terapêuticos na Odontologia, Medicina e demais áreas da Saúde. Caracterização de tecidos biológicos por espetroscopia de absorção no infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). Estudo da interação da luz laser com tecidos biológicos seja no regime da óptica linear ou da óptica não linear, assistidas ou não por nanopartículas. Estudo dos efeitos de lasers de pulsos ultracurtos em tecido ósseo e pele. Estudo da prevenção e tratamento de efeitos adversos da radiação ionizante, como a mucosite oral. As principais técnicas utilizadas são a espectroscopia óptica de absorção, de fluorescência, micro-FTIR, difração de raios-x e termografia no infravermelho.

Eventos