Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Internacionalização > Intercâmbio > Profissionais em Visita

National Training Course on Computer Security Incident Response for Nuclear, Radiological and Associated Facilities

De 26 a 30 de setembro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou o “Curso nacional de treinamento em resposta a incidentes de segurança computacional para instalações nucleares e radiativas” em parceria com o IPEN.

Com a iniciativa do Superintendente do IPEN, Dr. Wilson Calvo, em promover o Curso de Segurança Cibernética, visto que os ataques cibernéticos estão aumentando cada vez mais, até mesmo em órgãos governamentais, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi convidada a realizar o "Curso nacional de treinamento em resposta a incidentes de segurança computacional para instalações nucleares e radiativas” em parceria com o IPEN. Tanto os participantes como os instrutores ficaram muito satisfeitos com o curso, e o treinamento claramente aumentou a conscientização dos participantes, cuja proposta foi aprimorar os processos de gestão de incidentes cibernéticos nas organizações do setor nuclear.

A coordenação do curso por parte do IPEN ficou a cargo de Paulo Henrique Bianchi, chefe do Serviço de Gestão de Redes e Suporte Técnico do instituto, e o coordenador por parte da AIEA foi o Dr. Rodney Busquim e Silva, da Divisão de Segurança Nuclear da agência. O evento também teve apoio da Fundação de Apoio e Fomento à Inovação Tecnológica, Pesquisa e Ensino – FAFITPE e teve como instrutores Ricardo Paulino Marques, da Escola Politécnica da Universidade de SãoPaulo (Poli/USP), Francesca Soro, do Austrian Institute of Technology (Áustria), Christophe Martin, da Électricité de France (França), e Gustavo Berman, da Comisión Nacional de Energía Atómica (Argentina).

No total 23 participantes que representaram sete Instituições participaram do curso (CNEN, IPEN, IRD, INB, Amazul, Eletronuclear e CTMSP), que teve como foco os guias da AIEA e as boas práticas internacionais de resposta a incidentes de segurança computacional, voltados às instalações nucleares e radiativas. O curso foi baseado no documento intitulado Computer Security Incident Response Planning at Nuclear Facilities e incluiu conceitos da Nuclear Security Series (NSS), ambos da AIEA.

Eventos