Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Biblioteca Terezine Arantes Ferraz

Terezine Arantes Ferraz
Memória
Bibliotecária de renome internacional, desempenhou um papel significativo na Biblioteconomia Brasileira.

Foi professora de Documentação e Pesquisa Bibliográfica na Faculdade de Odontologia da USP, também na Faculdade de Sociologia e Política lecionou a matéria de Documentação.

A convite da UNESCO participou de diversos cursos internacionais na área de Bibliotecas. Também a convite do Governo Americano, visitou as bibliotecas dos principais Centros Nucleares Americanos.

Autora de dois livros: Pesquisas bibliográficas nas ciências biomédicas, em 1971 e A informação na área nuclear e a estrutura do trabalho científico em 1975. Iniciou sua gestão na Biblioteca do IEA (hoje, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) a convite do Dr. Romulo R. Pieroni, então Superintendente do IPEN em 1972. Sob a sua coordenação, uma equipe de 16 bibliotecárias, conseguiu automatizar todos os processos técnicos e a coleção retrospectiva da Biblioteca. Este fato ocorreu em 1978, e foi considerado um ato pioneiro dentro das bibliotecas brasileiras. A Biblioteca do IPEN foi reconhecida como um modelo de organização e serviu de padrão para sistemas desenvolvidos posteriormente.

D. Terezine faleceu prematuramente em dezembro de 1985, e em sua homenagem foi outorgado seu nome à Biblioteca do IPEN. Sua atuação e ensinamentos fizeram escola entre os bibliotecários que tiveram oportunidade de conviver profissionalmente com ela. A sua dedicação, empenho e coragem e profissionalismo serão sempre lembrados.

 

Eventos