Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Edital interno estimula projetos inovadores e torna-se um marco no IPEN

Em iniciativa inédita, edital interno incentiva várias linhas de pesquisa no IPEN

Realizou-se, em 12 de junho, a cerimônia de assinatura dos termos de outorga aos projetos selecionados para o Edital Interno de Oportunidade de Nucleação para Novos Projetos de Pesquisa, lançado pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) em 31 de março de 2017. Durante a abertura do evento, Wilson Calvo, superintendente do IPEN, destacou a importância da iniciativa que contou com 38 projetos inscritos, gerados em oito dos onze centros de pesquisa do instituto. "Sem dúvida, foi um marco para a instituição que possibilita a participação de pesquisadores de diversas áreas a apresentarem soluções para inúmeros desafios em nossas áreas de atuação”, concluiu.

O edital possibilita apoio financeiro oriundo de recursos orçamentários a linhas de pesquisa não contempladas por outros órgãos de fomento científico e tecnológico. Contribui, também, para estimular e exercitar pesquisadores na elaboração de projetos científicos.

Anderson Zanardi de Freitas, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IPEN e, representando na ocasião, Marcelo Linardi, diretor da DPDE, comentou ser uma oportunidade ímpar aos pesquisadores que desejam desenvolver novas ideias e que ficam de fora dos sistemas de financiamento tradicionais oferecidos pelo governo ou por outros órgãos de fomento.

José Carlos Bressiani, atual diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, coordenou a equipe de pesquisadores que avaliaram os projetos apresentados. A ele, reuniram-se os pesquisadores Ana Helena Bressiani, Denise Zezell, Carmen C. B. Tobias, Linda Caldas, Carlos Soares, MarycelE. B. Cotrim, Delvonei A. de Andrade, Anderson Zanardi e Emerson Bernardes para avaliarem os projetos enviados. "Foi um trabalho muito interessante e uma surpresa gratificante pela qualidade e número de projetos inscritos”, avaliou.

Fernando J. F. Moreira, gerente do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) esclareceu os pesquisadores responsáveis pelos projetos indicados sobre os procedimentos necessários à gestão dos recursos disponíveis e conduziu a cerimônia de assinatura dos termos de outorga.

 O projeto "Construção e estudo de células solares sensibilizadas por corante com fotoanodo de ZnO nanoestruturado", do pesquisador Eguiberto Galego, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM), foi o que recebeu a maior concessão de recursos. 

Galeria de Imagens

Eventos