Portal do Governo Federal Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens >

IPEN e FSFX celebram convênio na área de Pós-Graduação

A assinatura do convênio entre o IPEN e a FSFX estimulará profissionais da área da Saúde de Ipatinga, MG, a cursarem a Pós-Graduação do instituto

O IPEN e a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FSFX), representante do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, MG, assinaram convênio de cooperação acadêmica junto ao Programa de Pós-Graduação. A cerimônia de assinatura aconteceu em 4 de julho de 2017 na Sala do Conselho do instituto. O superintendente do IPEN, Wilson Calvo, destacou que as parcerias acadêmicas entre o instituto e diversas instituições de ensino espalhadas pelo País já atingiu o patamar de 300 profissionais inscritos para o Programa de Pós-Graduação. Esse fato fortalece o papel socioeducativo do instituo e projeta suas atividades de pesquisa científica e inovação à sociedade.

Felipe Lannes de Aguiar Pacheco, assessor jurídico da FSFX, comentou sobre a importância da parceria acadêmica para a especialização do corpo clínico do Hospital Márcio Cunha que conta com cerca de 350 profissionais da área da Saúde. A FSFX, vinculada à USIMINAS, "tem avançado em muitas áreas, com um parque tecnológico importante, um hospital de referência no Leste do Estado de Minas Gerais, uma equipe muito qualificada”.

"Essa parceria é extremamente saudável pois permitirá ampliarmos nossa produção científica que contribuirá, com certeza, para a melhoria da assistência no campo da Saúde e na valorização da região do Vale do Aço”, conclui Lannes.

O presidente da Comissão de Pós-Graduação IPEN-USP e pesquisador do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do IPEN, Delvonei Alves de Andrade, destaca a importância do convênio firmado que permitirá ao Programa de Pós-Graduação atingir um de seus objetivos qual seja, o de estimular e fortalecer iniciativas acadêmicas em instituições de localizadas em diversos Estados da União.

A cerimônia foi conduzida pelo responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Fernando J. F. Moreira, representando o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE) do IPEN, Marcelo Linardi

Participaram ainda da cerimônia de assinatura pesquisadores e representantes de diversos centros de pesquisa do IPEN que desenvolvem pesquisas, produtos e serviços na área da Saúde: Jair Mengatti, diretor de Produtos e Serviços , Patrick Jack Spencer, do Centro de Biotecnologia (CB), Letícia Lucente C. Rodrigues, do Centro de Metrologia das Radiações (CMR) e Maria Elisa C. M. Rostelato e Carlos Alberto Zeituni, ambos do Centro de Tecnologias das Radiações (CTR).

Galeria de Imagens