Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Galeria de Imagens

IPEN sediou curso internacional sobre síntese e controle de qualidade para novos traçadores PET

O curso teve a participação do Prof. Philip Elsinga, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade de Groningen, Holanda

O curso "Synthesis and Quality Control on New PET Tracers" realizou-se no IPEN no período de 3 a 7 de outubro. O curso é a primeira atividade programada para o Projeto Nacional "Improving Protocols in Nuclear Medicine Services and in the Development of New Radiopharmaceuticals" (BRA6027) fomentado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e coordenado pela pesquisadora Lorena Pozzo, do Centro de Radiofarmácia (CR) do IPEN.

Participaram da abertura do curso o superintendente do IPEN, José Carlos Bressiani e o diretor de Produtos e serviços, Jair Mengatti. 

O professor Philip Elsinga, da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Groningen, Holanda, ministrou palestras em que foram abordadas as técnicas para produção de [18F]FLT, [18F]FColina, [18F]FMISO, [11C]PIB, [68Ga]PSMA e outros radiofármacos usados em Medicina Nuclear.

As aulas práticas foram acompanhadas por representantes das instituições que integram o projeto: IPEN, CDTN, CRCN e InsCer PUCRS. Nas atividades práticas do curso foi possível acompanhar e realizar marcações e testes de controle de qualidade de moléculas importantes para o desenvolvimento de novos radiofármacos, como o tosilato e a FLT.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns centros e grupos de pesquisa cujos trabalhos estão relacionados à Medicina. Durante dois períodos, visitaram os Centros de Lasers e Aplicações (CLA), de Tecnologia das Radiações (CTR) e do Reator de Pesquisa (CRPq), além das instalações de Produção, Controle de Qualidade e de Aceleradores Cíclotron do Centro de Radiofarmácia. 


Participaram do evento 111 inscritos, das mais diversas formações, de diferentes regiões do país e, na maioria, com até cinco anos de experiência na área.


Galeria de Imagens