Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Em visita ao IPEN, ministro Kassab garante que produção de radiofármacos será prioridade

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, visitou o IPEN em 1º de junho, ocasião em que reuniu-se com a direção do instituto

Em sua visita ao IPEN, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, afirmou que a produção de radiofármacos é prioridade e garantiu que não haverá interrupção no fornecimento para as clínicas. Ele esteve no Instituto nesta quarta-feira, 1, onde foi recebido pelo superintendente José Carlos Bressiani, e seus diretores, no Espaço Cultural Marcello Damy. Foram apresentados ao ministro os desenvolvimentos científicos e tecnológicos realizados pelo IPEN ao longo de seis décadas de existência.

Na apresentação institucional feita por Bressiani, foram destacadas as aplicações da energia nuclear para a saúde, indústria e meio ambiente, além de projetos relacionados a lasers e suas aplicações, e células a combustível e hidrogênio. Segundo Bressiani, o ministro ouviu atentamente as explicações sobre a história do IPEN e o atual status de pesquisa e produção nas diversas unidades do Instituto. Kassab afirmou que solicitará ao secretário executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias, que venha ao IPEN para discutir a respeito de todas as pautas.

O ministro do MCTIC ressaltou seu compromisso em garantir a produção dos radiofármacos e apoiar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos realizados por pesquisadores, técnicos e demais servidores do IPEN. Segundo ele, o MCTI não foi extinto, "na verdade, incorporou o Ministério das Comunicações". Kassab garantiu que a fusão não vai interferir no orçamento de CT&I, mas, por outro lado, deve aumentar o peso político da pasta, pela aproximação com a Presidência da República. 

"O tempo vai mostrar que o setor pode se valorizar com um ministério fortalecido, com desdobramentos como a vinda de mais recursos, a melhoria do ambiente de P&D e o aumento da eficiência administrativa", afirmou o ministro. Seguindo a programação no IPEN, ele conheceu detalhes do projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), apresentado pelo coordenador técnico do empreendimento, José Augusto Perrotta. 

Também participaram da visita o chefe de gabinete do ministro, Arley Ayres, os assessores José Tiago, Carlos Takahashi e Flávio Mello (imprensa). Nesse mesmo dia, Kassab e sua comitiva participou de reunião do Conselho Universitário da USP, ocasião em que declarou ser favorável à criação de um fórum permanente e interministerial para ouvir a comunidade científica e aprimorar as políticas públicas do setor. Segundo o ministro, CT&I são fundamentais para o Brasil retomar o crescimento econômico e se desenvolver de forma sustentável.

----

Ana Paula Freire, com informações da Ascom/MCTIC

Galeria de Imagens

Eventos