Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Celebração aos 59 anos de fundação do IPEN

A cerimônia comemorativa ao 59º aniversário do IPEN encerrou a Semana de Ciência e Tecnologia do instituto. Confira a galeria de fotos.


A programação de encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia do IPEN marcou a celebração do 59º aniversário de fundação do instituto. O evento foi realizado em 28 de agosto, sexta-feira, das 14h às 17h, no auditório "Rômulo Ribeiro Pieroni" e contou com a presença de diversas autoridades. 

A cerimônia iniciou-se com a homenagem aos servidores aposentados no período de agosto de 2014 a julho de 2015. Em seguida, foram apresentadas as pesquisas de destaque institucional em 2015. O pesquisador Wagner de Rossi, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA), apresentou o projeto temático "Microusinagem com laser de pulsos ultracurtos aplicada na produção e controle de circuitos optofluídicos".  Em seguida, a química Maria José Alves de Oliveira, do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), apresentou um resumo de sua tese de doutorado intitulada "Obtenção de membranas de hidrogéis para tratamento alternativo de Leishmaniose Tegumentar", Prêmio Capes em 2014. 

Momento aguardado durante a cerimônia, o anúncio do Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica feito pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Marcelo Linardi e que surpreendeu a todos revelando o empate entre duas pesquisas. Denise Maria Zezell, do CLA, venceu com a tecnologia "Desenvolvimento de métodos ópticos de diagnóstico e terapia de lesões tumorais cutâneas”, assim como Patrícia Ponde com "Produção de tubetes biodegradáveis de germinação e plantio a partir de resíduos industriais e urbanos de fontes renováveis", desenvolvida no CQMA.  

 A pesquisadora Emilia Satoshi Miyamaru Seo, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CQMA), saudou o Pesquisador Emérito IPEN 2015, Francisco Ambrózio Filho, que compareceu ao evento acompanhado da família.


Galeria de Imagens