Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

Imagens do 1º Simpósio Internacional sobre Ionização Gama: tecnologia para preservação de acervos

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, realizou, em 25 de outubro, o seminário que apresentou estudos de caso e pesquisas relacionadas ao uso se radiação gama para preservação de acervos museológicos

O evento, organizado pelo Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), contou com o apoio da Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) e Universidade de São Paulo (USP). 

O programa apresentou, em sua primeira parte, estudos de casos de museus paulistas que utilizaram a técnica de ionização com raios gama no irradiador multipropósito do IPEN. O pesquisador Pablo Vasquez, responsável pela instalação, abriu o evento com a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Instituto, Isolda Costa.

O pesquisador francês Laurent Cortella, do ARC-Nucléart abriu e encerrou o seminário com duas palestras sobre o uso de radiação gama para conservação de acervos históricos. Entre as participantes, Fátima Gomes, do Museu Afro Brasil; Bianca Gonçalves e Nayara Oliveira, do MASP; Fabiola Figueroa, do Museu Paulista; Fernanda Fernandes, da Cia. City; Fátima Paletta, da Biblioteca do CQ/USP; Bianca Dettino, do IEB/USP.

As apresentações da tarde focaram pesquisas recentes que utilizam a tecnologia. Apresentaram palestras: Fernanda Furtado e Vivian Freire, da Convervare; Adriana Pires, do acervo dos Palácios do Governo do Estado; Francis Melvin Lee, da CIJY; Ana Carolina Vieira, do MAE/USP; Leni Lima, do IFSMA. Malu Nagai, da FFLCH/USP) e Yasko Kodama, do IPEN.

A cada três apresentações, uma mesa redonda era realizada para discussão de temas relacionados ao evento.

Galeria de Imagens