Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

IPEN sediou 4ª reunião do projeto ARCAL/AIEA para uso de tecnologia na radiação em tecidos

A reunião realizou-se no período de 8 a 12 de abril e contou com especialistas de 19 países

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA em sua sigla para o Português), promoveu o 4th Research Coordination Meeting (RCM) of the Coordinated Research Projet (CRP) F23030-E31007  - Instructive Surfaces and Scaffolds for Tissue Engineering Using Radiation Technology, para apresentação e discussão dos avanços relacionados ao projeto. O evento é parte do ARCAL  - Acuerdo Regional de Cooperación para la Promoción de la Ciencia y Tecnologia Nucleares en América Latina y el Caribe.

O encontro contou na abertura com a participação de Aldo Malasi, diretor geral do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da AIEA, de Wilson Calvo, superintendente do IPEN e Margarida Hamada, gerente do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR), local que sediou a reunião. Participaram como especialistas da AIEA Bum Soo Han e Oleg Belyakov. 

Na tarde do primeiro dia do encontro, os participantes visitaram as instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), responsável pela gestão do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS), SIRIUS, Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas, SP.

Os participantes, representantes de instituições científicas de 19 países, participaram de intensos debates e apresentações técnicas sobre o desenvolvimento das tecnologias com radiação para a área de tecidos e biotecnologia. Dentre os países participantes encontravam-se Argentina, Bangladesh, Brasil, China, Egito, Malásia, México, Polônia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Turquia, Inglaterra e Uruguai.

Galeria de Imagens