Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Galeria de Imagens

IPEN recebe visita de autoridades da área nuclear argentina

Os Centros do Reator de Pesquisa (CRPq) e do Combustível Nuclear (CCN) foram os locais visitados pelos argentinos

O IPEN recebeu a visita de autoridades que atuam na área da energia nuclear argentina no dia 25 de setembro. A comitiva foi recepcionada pelo superintendente do IPEN, Wilson Calvo, no Espaço Cultural Marcello Damy onde tiveram a oportunidade de conhecerem a história e as atividades desenvolvidas pelo Instituto. Após o roteiro pelos painéis fotográficos e maquetes, realizou-se uma breve reunião na Sala do Conselho antes de se iniciarem as visitas técnicas.
O primeiro centro visitado foi o CRPq, onde seu gerente, Frederico Genezini esclareceu sobre a operação do Reator IEA-R1. No CCN, a comitiva foi recebida pela gerente do centro, Elita Urano de Carvalho e seu gerente adjunto, Michelângelo Durazzo. Ambos comentaram sobre o projeto e produção de elementos combustíveis tipo placa para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

Participaram da visita Julián Galdano, subsecretário de Energia Nuclear; Facundo Deluchi, diretor Nacional de Política Nuclear; Enrique Cinat, gerente geral da CNEA; Juan Pablo Ordoñez, gerente de Projetos Nucleares da INVAP, Pablo Schroeder, gerente geral da CONUAR e Alberto Guevara, presidente da Dioxitek. Participaram também o CMG(EN) Sérgio L. C. Miranda, diretor do CINA, em Aramar; CAlte (RM1) José Roberto Bueno Jr, relações institucionais DGDNTM e CF André Vinicius Faro Nunes, DGDNTM. 

A comitiva prossegue a visita ao Brasil no dia 26 para conhecer as instalações da Marinha em Aramar, SP. Em 28 de outubro, o grupo conhecerá a sede da CNEN e a Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, no Rio de Janeiro.


Galeria de Imagens