Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Braquiterapia

Braquiterapia

Desenvolvimento e Produção de Fontes Radioativas para Braquiterapia

Arquivo IPEN/CTR
Célula de Produção Sementes de Iodo-125

A partir da metade dos anos oitenta, avanços tecnológicos e novos produtos renovaram o interesse no uso da braquiterapia, em implantes permanentes com sementes de Iodo-125, para tratamento de câncer de próstata.


Os implantes com sementes oferecem um tipo de terapia menos invasiva, caracterizando-os como um procedimento não cirúrgico. Pequenas sementes são injetadas diretamente na próstata com a ajuda de uma fina agulha através da pele, entre o reto e o escroto. Uma grande dose de radiação é liberada apenas na próstata atacando o tumor. A técnica exige, em geral, a aplicação de 80 a 120 sementes por paciente.
As sementes são constituídas de uma cápsula de titânio de 0,8mm de diâmetro externo, 0,05mm de espessura de parede e 4,5mm de comprimento. O interior da cápsula acomoda um fio de prata contendo o Iodo-125 adsorvido.
As vantagens da técnica são:
a) a acentuada diminuição da dose fora da área do implante, poupando tecidos sadios;
b) menor incidência de efeitos colaterais como impotência e incontinência urinária comparada aos tratamentos convencionais;
c) o paciente pode retornar a atividade normal dentro de um a três dias.

O ipen instituiu um projeto para desenvolvimento tecnológico e produção das sementes de Iodo-125 com a finalidade de nacionalizar o produto tornando-o disponível a classe médica.


Fios de Irídio - 192 para uso em Braquiterapia

A braquiterapia consiste na inserção de fios radioativos diretamente em tumores. O radioisótopo irídio-192 é largamente usado para esta finalidade. Esses fios colocados em contato direto com o tumor possibilitam uma irradiação em doses mais elevadas pois sendo uma irradiação localizada, o tecido periférico ao tumor estará parcialmente protegido.

Arquivo IPEN/CTR

Fios de Irídio-192
O ipen desenvolveu um programa de atividades visando a produção de fios de irídio-192 com o objetivo de oferecer um produto mas acessível à população.
Atualmente, o ipen produz rotineiramente estes fios para clínicas e hospitais do país.

Eventos