Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Hidrogéis

Hidrogéis

Hidrogéis para fins medicinais

Arquivo IPEN/CTR

Hidrogéis
Os hidrogéis em desenvolvimento no Centro de Tecnologia das Radiações do ipen são constituídos por uma mistura de polímeros sintéticos solubilizados em água.
A solução contendo cerca de 90% de água é transferida para o molde, embalada e posteriormente submetida à irradiação em acelerador de elétrons ou com radiação gama proveniente de fonte de cobalto-60.
A radiação promove a simultânea esterilização do produto e a reticulação das cadeias poliméricas presentes, dando origem a um hidrogel insolúvel, capaz de absorver e reter grande quantidade de água sem sofrer alteração em sua forma física.
Os hidrogéis para uso tópico no tratamento de queimaduras e ulcerações da pele em geral são moldados na forma de membranas de 4mm de espessura.
As membranas são totalmente atóxicas, hipoalergênicas, permeáveis ao oxigênio e impermeáveis às bactérias. Sua utilização reduz a dor e o trauma provocado pela troca de curativos. Sua alta flexibilidade permite que o paciente seja submetido a sessões de fisioterapia, sem a retirada dos curativos. Sendo transparentes, as membranas de hidrogel permitem a observação do ferimento através do curativo, bem como a otimização da freqüência de sua substituição.

Outra aplicação importante destes hidrogéis em medicina é seu uso na liberação controlada de drogas incorporadas à sua composição, como antibióticos, por exemplo. Os hidrogéis polimerizados por radiação apresentam vantagens como: não requerem o uso de calor ou catalisadores; não apresentam monômeros residuais; podem ser modificados para permitir a liberação dos componentes incorporados a uma determinada taxa por um período definido de tempo.

As aplicações médicas desta tecnologia incluem materiais para diagnóstico e terapia. Os hidrogéis são moldados em diferentes formas, sejam membranas, bastões ou outras, de acordo com o uso.

Eventos