Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Cura por Radiação

Cura por Radiação

Aplicações das radiações na cura de tintas, vernizes, adesivos e revestimenos

CTR
Equipamento de UV As tintas, os vernizes e os revestimentos convencionais apresentam elevadas quantidades de solventes orgânicos voláteis (VOC), que são liberados para a atmosfera durante o processo de cura. Por esta razão, as indústrias usuárias destes sistemas são altamente poluidoras, causando grandes danos ao meio-ambiente.

Tintas, vernizes, adesivos e revestimentos curáveis por radiação são sistemas líquidos reativos compostos por resinas, diluentes (monômero) e aditivos.
Estes sistemas, quando submetidos à radiação ultravioleta ou feixe de elétrons, sofrem reações de polimerização e reticulação, formando um filme polimérico sólido sem a evaporação de solventes.
Assim, esta tecnologia não gera produtos poluentes do ar nem os resíduos produzidos por métodos tradicionais de cura.
Além disso, tem baixo consumo de energia e alta produtividade, tornando os processos industriais mais eficientes. A cura se realiza em temperatura ambiente, permitindo a aplicação deste processo em substratos termo-sensíveis.
Outras vantagens desta tecnologia estão nas propriedades intrínsecas dos produtos obtidos, como alto brilho, superfícies macias e elevada resistência mecânica e química.

Os sistemas UV/EB são largamente utilizados para proteger, decorar ou colar peças, incluindo fibras ópticas, CDs/DVDs, cartões de crédito, produtos de madeira, embalagens para alimentos, artes gráficas, peças automotivas e muitas outras.

O ipen presta serviços, estabelecendo convênios de cooperação técnica com indústrias e instituições, participando do desenvolvimento de produtos e processos, bem como da formação de recursos humanos por
O ipen é um dos sócios fundadores da antiga Associação Técnica Brasileira de Cura por Radiação (ATBCR), agora, RADTECH SOUTH AMERICA, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o uso e o desenvolvimento desta tecnologia no país e na América do Sul. Esta associação tem sede no CTR.

Eventos