Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Eventos

Aplicação do microcusteio por TDABC em saúde é tema de seminário NATS IPEN

Aplicação do microcusteio por TDABC em saúde é tema de seminário NATS IPEN

Em continuidade ao ciclo de seminários on-line organizado pelo Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde (NATS) do IPEN, será apresentado o tema "Aplicação do microcusteio por TDABC em saúde”, no próximo dia 7 de dezembro, terça-feira, às 14h, com transmissão pelo canal do NATS IPEN no YouTube.

O Custeio Baseado em Atividade e Tempo (Time-Driven Activity-based Costing - TDABC) foi desenvolvido para melhor aferir e gerir custos de serviços. Desde 2010, impulsionado pela Harvard Business School, o TDABC passou a ser amplamente aplicado em estudos de custos de saúde. O ponto de partida da aplicação do TDABC é entender os fluxos de pacientes e desdobrar como eles consomem os recursos do hospital. Por meio desse detalhamento, é possível identificar oportunidades de otimização de processos e redução de custos ao longo do atendimento. Na literatura, o método tem sido frequentemente utilizado em estudos que exploram a gestão de saúde baseada em valor, além de permitir melhor aferição de custos e contribuir com a capacidade de compreensão do processo de cuidado.

Sobre a palestrante

O assunto será apresentado por Ana Paula Etges, pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde CNPq (IATS) em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica e de custos. Pós-doutoranda no IATS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Professora Adjunta da Escola Politécnica da PUCRS. Possui graduação em engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

Acesse a transmissão

Eventos