Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Eventos

Desafios da incorporação de tecnologias de alta complexidade em medicina nuclear é tema de seminário NATS IPEN

Desafios da incorporação de tecnologias de alta complexidade em medicina nuclear é tema de seminário NATS IPEN

Em continuidade ao ciclo de seminários on-line organizado pelo Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde (NATS) do IPEN, será apresentado o tema "Desafios da Incorporação de tecnologias de alta complexidade em medicina nuclear”, no próximo dia 26 de outubro, terça-feira, às 10h, com transmissão pelo canal do NATS IPEN no YouTube.

O assunto será apresentado por Fotini Toscas, pesquisadora do Núcleo de Análise e Projeto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NAPATS).Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto de Saúde. Também será discutido o plano de expansão no uso de Radioterapia.

Sobre a palestrante

Toscas, sorocabana de origem grega, é graduada em Tecnologia da Saúde com especializações em Engenharia Clínica e Avaliação em Saúde. É docente da disciplina Avaliação de Tecnologias em Saúde do curso de especialização em Saúde Coletiva do SESC/SP. Membro do Comitê de Ética de Pesquisas Clínicas do Instituto de Saúde.

De 2010 a 2020, atuou como consultora técnica do Ministério da Saúde. Tem experiência em análise técnica das propostas de projetos de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em dispositivos médicos. Participa na elaboração, acompanhamento e avaliação de editais nacionais de fomento para o desenvolvimento e inovação na área de dispositivos médicos.

Tem experiência nos programas e ações para indução do desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, produção e inovação em insumos estratégicos. Participou das ações de execução do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, do Programa de Fomento ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), nas Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDP) e nas elaborações de lista de produtos estratégicos, no âmbito de dispositivos médicos. Experiência na análise técnica das propostas de projetos de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação(PD&I)em dispositivos médicos.

Realizou estudos técnicos setoriais de dispositivos médicos, estudos de pós-mercado e pós-incorporação dos equipamentos médico-assistenciais. Participou da elaboração e aplicação de rotinas para análise de Incorporação de novas tecnologias e desincorporação de equipamentos médico-hospitalares de apoio e infraestrutura no SIGEM – Sistema de Gerenciamento dos Equipamentos e materiais permanentes financiáveis pelo SUS. Participou da criação e atualização da RENEM– Relação Nacional de Equipamentos e materiais permanentes financiáveis pelo SUS.

Acesse a transmissão

Eventos