Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Laboratório de Crescimento de Cristais

Coordenadora: Dra. Sonia Licia Baldochi


Telefone: 55 11 3133 9355
Fax: 55 11 3133-9374
Email:baldochi@ipen.br e baldochi@usp.br

O Laboratório de Crescimento de Cristais tem por objetivo desenvolver métodos de preparação de materiais cristalinos para aplicações em lasers de estados sólido e estudos de interação da luz laser com estes materiais.

Equipe
Responsável: Sonia Licia Baldochi

Alunos:
Rafael Lima Denaldi – Mestrado
Tayná de Fatima Amorim da Silva –
Guilherme Soares Lopes – Iniciação Científica
Greice Barros de Lima– Iniciação Científica

Colaboradores:
Ana Maria do Espirito Santo – UNIFESP – São José dos Campos
Horacio Linhares – UFF /RJ
Jair Ricardo de Moraes –
Atividades

O Laboratório tem mais de 20 anos de experiência na produção de cristais fluoretos com alto grau de pureza, qualidade ótica e estrutural, para o desenvolvimento de sistemas laser de estado sólido. Desenvolveu nestes anos tecnologia para produção de meios laser ativos conhecidos, tais como: LiSrAlF6:Cr (Cr:LiSAF), LiYF4 (YLF) e BaY2F8 (BYF) dopados com íons lantanídeos trivalentes. Uma revisão destes desenvolvimentos pode ser encontrada nas publicações:

 Baldochi,S. L. , Ranieri, I. M. A Short Review on Fluoride Laser Crystals Grown by Czochralski Method at IPEN, Acta Physica Polonica A 124(2013), 286.
 Baldochi S.L., and Morato S.P., Fluoride Bulk Crystals Growth. In: Saleem Hashmi (editor-in-chief), Reference Module in Materials Science and Materials Engineering. Oxford: Elsevier; 2016. p. 1-6. (ISBN: 978-0-12-803581-8).


Atualmente o Laboratório desenvolve também estudos de novos processos para preparação de materiais cristalinos (fluoretos, tungstatos, molibdatos) em diferentes formatos e dimensões (micro e nano) para desenvolvimento de dispositivos miniaturizados, como por exemplo, circuitos microfluídicos em desenvolvimento no CLA. Desta forma as áreas de atuação do Laboratório de Crescimento de Cristais podem ser classificadas pelo estudo de:
    • Materiais na forma de cristais "bulk” (para substratos e matrizes laser);
    • Materiais na forma de fibras monocristalinas (800-1200microns de diâmetro para estudo de novos materiais e desenvolvimento de lasers compactos);
    • Materiais na forma de pó (micro e nanocristais para lasers randômicos e aplicações em biologia e medicina)

 

Galeria de Imagens

Eventos