Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Laboratório de Espectroscopia Óptica

Coordenador: Dr. Laércio Gomes 
Telefone: 55 11 3133-9380 
Email: lgomes@ipen.br 


 O Laboratório de espectroscopia óptica tem por objetivo medir os espectros de emissão de íons terras raras trivalente em cristais e vidros oticamente ativos bem como os tempos de vida de estados excitados e sua dependência com a concentração de íons ativadores e sensitizadores. Esses estudos visam a otimização de sistemas lasers do estado solido operando na região do visível e do infravermelho. Para tal, temos um sistema laser pulsado de Nd:YAG mais dois geradores de segundo e terceiro harmônicos que bombeiam dois osciladores paramétricos óticos (OPO) sintonizáveis de 420 a 680 nm (visível) e 680 a 2000 nm com energia media E ~10 mJ por pulso de 4 ns e taxa de repetição de 10 Hz. Espectros de emissão são medidos utilizando-se dois espectrômetros com CCD e podem ser medidos com discriminação temporal pelo uso da técnica box-car. Os transientes de luminescência são medidos utilizando-se detectores rápidos (tubo fotomultiplicador e detector InSb refrigerado a 77K) e osciloscópio digital.

Colaboradores:

Stuart D. Jackson – Macquire University/Australia
Horacio Linhares – UFF/RJ

Atividades:

Atualmente no Laboratório são investigados os processos luminescentes "down-conversion" e "up-conversion" de íons TR3+em cristais e vidros fluoretos (InF3) para o desenvolvimento de lasers na região do visível (480 - 650 nm) e do infravermelho (2000 - 3900 nm).

Investigação dos mecanismos de transferência de energia e determinação das taxas de "down-conversion", "up-conversion" e "cross-relaxation".

Calculo da inversão de população por simulação numérica utilizando-se as soluções das equações de taxa do meio sob bombeamento continuo.

Efeito do tratamento térmico de nanopó de NaYF4 dopado com Yb 3+:Er3+ para o desenvolvimento de nanoparticulas luminescentes mais eficientes para aplicações biológicas em imagens e como nanosensibilizadores em terapia fotodinâmica.


 

 

 

Eventos