Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Transporte de pastilha de cobalto para máquina de radioterapia é autorizado

Aparelho está desativado em Sorocaba por falta do item, afetando tratamento. Processo de transporte é delicado porque o material é altamente radioativo.

Fonte: G1
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Comissão Nacional de Energia Nuclear autorizou o transporte da pastilha de cobalto para Sorocaba (SP), onde um equipamento está desativado por falta do item, prejudicando o tratamento de muitos pacientes da região.

Segundo informações da direção da Santa Casa, a empresa que fará o transporte já foi contratada e o objeto deve chegar até o início da semana que vem. É um processo delicado e precisa de autorização porque o material é altamente radioativo.

máquina fica na Santa Casa cidade que é referência em atendimento médico para 48 cidades da região, onde vivem mais de 2 milhões de moradores. As aplicações de radioterapia, que foram interrompidas, devem voltar a ser feitas em abril, segundo o hospital.

A direção da Santa Casa não informa de qual cidade ela vem, mas confirma que a doação da pastilha foi feita pelo mesmo hospital que doou um novo equipamento de radioterapia. O antigo que parou de funcionar em outubro tinha mais de 30 anos de uso.Por conta disso, o único equipamento que atende pacientes que precisam de radioterapia foi desativado no dia 12 de novembro de 2016.

A medida foi tomada por conta do prazo de validade do material radioativo que fica dentro do aparelho que está vencendo. A pastilha de cobalto tem o tamanho de um comprimido e custa aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Desde outubro de 2016, pacientes que precisam do tratamento estão sendo encaminhados pela Direção Regional de Saúde de Sorocaba para outros hospitais referência, nas regiões de Campinas e São Paulo.

Equipamento de radioterapia será desativado neste sábado (Foto: Reprodução/TV TEM)Equipamento de radioterapia está desativado em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Eventos