Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Comissão de Energia Nuclear faz monitoramento antiterrorismo nos Jogos

Fonte: O Globo

Uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) visitou as instalações da Vila Olímpica, na manhã desta sexta-feira, para avaliar a quantidade de equipamentos necessários para fazer o monitoramento de radiação nos acessos. A checagem será feita nas entradas de todos os equipamentos da Olimpíada. O objetivo é evitar que alguém entre nas arenas com a chamada "bomba suja”, que é um explosivo com material radioativo associado.

— Queremos evitar que alguém entre intencionalmente com uma fonte de radiação que possa ser usada num atentado terrorista — explica Denizart Silveira de Oliveira FIlho, subchefe da divisão de atendimento a emergências radiológicas do Instituto de Radioproteção e dosimetria do CNEN.

O monitoramento será feito por meio de um equipamento eletrônico semelhante a um detector de metais. A máquina também vai detectar a radiação presente em pessoas que foram submetidas a procedimentos de energia nuclear. Haverá uma especialista para avaliar cada caso.

Essas não é a primeira vez que a CNEN atua no monitoramento de radiação de grandes eventos. O trabalho foi iniciado nos Jogos Panamericanos, em 2007. A equipe também atuou na Jornada Mundial da Juventude, nos Jogos Militares, na Copa do Mundo e em conferências nacionais e internacionais. Em nenhum desses eventos foi detectada qualquer ameaça.

Eventos