Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Rio, Daesh e bombas nucleares ‘sujas’: uma ameaça real?

Os temores sobre o uso de explosivos nucleares como ameaça de atentados por parte dos terroristas ainda carecem de fundamentos. No entanto, ao analisar as táticas e a trajetória de ataques pelo Daesh, é possível verificar uma tendência que pode levar ao uso de uma "bomba suja”. É o que afirma o tabloide britânico Mirror.

Fonte: Sputnik Brasil

O jornal se baseia nas recentes declarações do chefe da Comissão Nacional de Energia Atômica do Brasil (CNEN) com a participação de especialistas nucleares na manutenção da segurança nos Jogos Olímpicos no Rio.

Além disso, segundo a publicação, as recentes detenções de um grupo de suspeitos de terrorismo no Brasil incentivam os receios de que há um perigo real de ataque durante o maior evento esportivo do planeta.

"Na verdade, os radicais já têm recorrido ativamente para redes sociais para tentar recrutar novos seguidores no país latino-americano”, diz o jornal britânico.

De acordo com o Mirror, a terceira peça do "quebra-cabeça” é o interesse de terroristas em armas de destruição em massa, incluindo armas químicas e materiais nucleares utilizados no Iraque e na Síria, e, mais preocupante, o crescente interesse já demonstrado por adquirir materiais nucleares.

"A tudo isto há que acrescentar os alegados planos para atacar instalações nucleares revelados após registros encontrados nas casas dos autores dos ataques em Paris e na Bélgica”, escreve o jornal.

O tabloide conclui que a combinação de todos estes fatores indica que há a probabilidade de que tal ataque ocorra, embora a publicação destaque que no momento não há nenhuma evidência de que os radicais têm os materiais necessários para produzir essas armas.

Eventos