Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

SBMN lança primeiras recomendações da medicina nuclear brasileira

Cintilografia de Perfusão Miocárdica, Cintilografia Óssea e PET/CT FDG-18F foram os três guidelines apresentados. Seis novos procedimentos estão já em andamento

Fonte: Jornal Dia a Dia
Com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar a prática da medicina nuclear no Brasil a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), entidade filiada a Associação Médica Brasileira (AMB), lançou os três primeiros guidelines de procedimentos: PET-CT FDG-18F; Cintilografia Óssea e Cintilografia Óssea Trifásica; e Cintilografia de Perfusão Miocárdica de Repouso e Esforço. Acesse a versão consolidada dos primeiros Guidelines.

Segundo a diretora da Sociedade e coordenadora do projeto, Bárbara Amorim, "a SBMN iniciou um processo de alinhamento de condutas diagnósticas e terapêuticas no manejo do paciente submetido aos procedimentos com radiofármacos por meio de orientações técnicas que compreendem desde o preparo até a aplicação da substância”, esclarece ela.

Mais seis procedimentos estão sendo produzidos e em breve serão submetidos pela SBMN por meio de consulta pública a todos os membros associados à entidade e/ou que atuam com a medicina nuclear, para que emitam avaliações e sugestões. São eles: terapia neoplasias neuroendócrinas com Lutécio; Pesquisa de Linfonodo Sentinela; Cintilografia das mamas; Cintilografia Tireoide; SPECTCT de perfusão Cerebral; Cintilografia de Perfusão e Inalação Pulmonares.

Eventos