Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Energia nuclear entra na pauta dos alunos de escolas estaduais

Fonte: Site Goiás Agora

O Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania, da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) realiza mais uma atividade nesta quarta-feira, dia 16. Desta vez, alunos de escolas estaduais terão um dia de atividades no Parque Telma Ortegal, área no município de Abadiânia onde estão os rejeitos do Césio 137. 

O programa, lançado no início deste mês pelo governador Marconi Perillo, consiste em levar para as escolas palestras, debates, oficinas e promover visita guiada aos parques estaduais e estações de tratamento de água e esgoto, em uma verdadeira imersão nas questões de preservação e conservação da natureza. Dentro das escolas, haverá exibição de filmes com temática ambiental, levantando a discussão do tema entre os alunos. 

A partir das 8 horas, os alunos vão percorrer uma trilha e conhecer mais do Cerrado goiano e do meio ambiente através de intervenções artísticas e teatrais. Em seguida, vão conferir a exposição fotográfica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), responsável pelo armazenamento e monitoramento do material radioativo presente no parque. A exposição será seguida da apresentação de filmes e palestras sobre as principais questões que envolvem a energia nuclear no Brasil e no mundo. 

A Saneago também vai apresentar um material educacional com objetivo de mostrar aos alunos os riscos da contaminação dos mananciais e lençóis freáticos. Com uma unidade fixa no Parque Telmar Ortegal, o Batalhão Ambiental abre uma exposição sobre a fauna do Cerrado, com animais taxidermizados apreendidos ao longo de operações, além de frutos e materiais apreendidos de caça e pesca. 

O Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania é realizado pela Secima, em parceria com a Seduce (Gustav Ritter), Saneago, OVG e Comando Ambiental da Polícia Militar, e deve atingir mais de 60 mil alunos, nas 18 maiores cidades de Goiás. Mais informações: (62) 3201-5253 

Eventos