Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Pesquisador do INT desenvolverá estudos sobre produção de hidrogênio a partir de biomassa

Fonte: Agência Gestão CT&I

O tecnologista Fábio Bellot Noronha, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) viajou nesta quinta-feira (14) para Poitiers, na França, onde desenvolverá estudos sobre a produção de hidrogênio e combustíveis a partir de biomassa. As pesquisas serão realizadas no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

O cientista, que atua na área de Catálise e Processos Químicos do INT, trabalhará como pesquisador convidado no Institut de Chimie des Milieux et Materiaux, da Universidade de Poitiers. A instituição abre anualmente chamadas para candidaturas de pesquisadores e professores estrangeiros, avaliando a qualidade do currículo do candidato e o grupo no qual pretende desenvolver suas atividades.

O intercâmbio permitirá iniciar a realização de uma cooperação entre dois grupos tradicionais de catalise do Brasil e da França. O grupo de catalise do Institut de Chimie des Milieux et Matériaux atua na linha de produção de hidrogênio a partir de gás natural e etanol, tema no qual Fábio Bellot desenvolve vários projetos no Laboratório de Catálise do INT.

Os parceiros de pesquisa serão Florence Epron e Nicolas, que também submeteram um projeto de cooperação internacional atendendo à chamada Capes-Cofecub, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Caso aprovado, o programa viabilizará, a partir de maio deste ano, o desenvolvimento de trabalho conjunto por quatro anos, com custeio de missões de trabalho e estudo nos dois sentidos.


Eventos