Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Helena Nader, presidente da SBPC, fala na CNEN sobre conquistas e dificuldades em pesquisa, tecnologia e inovação

O evento, que inaugura o ciclo de palestras “Grandes Nomes, Grandes Temas” no ano comemorativo ao 60º aniversário da CNEN, será realizado no dia 19 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Fonte: Jornal da Ciência

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) abre na próxima sexta-feira (19), às 10h30, o ciclo de palestras "Grandes Nomes, Grandes Temas”, e traz como primeira convidada a pesquisadora e professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que vai falar sobre Pesquisa, Tecnologia e Inovação: conquistas e dificuldades.

O projeto, que faz parte da programação comemorativa dos 60 anos da instituição, pretende promover mensalmente encontros do público com grandes especialistas brasileiros em diferentes temas e áreas do conhecimento, em palestras que ocorrerão na sede da CNEN, em Botafogo (RJ), ou em qualquer de suas unidades de pesquisa.

Ciência e Inovação

Em janeiro deste ano, a aprovação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação pautou uma série de ações de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo uma legislação mais ágil e flexível para o setor e a regulação das relações das entidades públicas com as privadas. Ainda que os vetos apresentados a alguns de seus artigos anunciem novos debates, a legislação, que promete impulsionar o crescimento do País, foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica.

Na opinião de Helena Nader, para quem o principal mérito da nova legislação é tornar transparentes as regras que regulam a parceria das universidades e instituições de pesquisa públicas com o empresariado, o novo código abre um cenário de grandes promessas e desafios.

Sobre a palestrante

Pesquisadora 1A do CNPq e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Helena Bonciani Nader graduou-se em ciências biológicas (1970) doutorou-se em biologia molecular também pela Unifesp (1974) e fez seu pós-doutorado (1977) na Universidade do Sul da Califórnia (USC), EUA. Com 120 trabalhos completos e 11 livros publicados, é também responsável pela titulação de 45 mestres, 43 doutores e 15 pós-doutores. Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência desde 2011, Helena Nader é membro da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, além de detentora de diversos outros títulos de reconhecimento e premiações nacionais e internacionais.

Serviço

Grandes Nomes, Grandes Temas

"Pesquisa, Tecnologia e Inovação – Helena Nader”

19 de fevereiro, às 10h30

Auditório da Sede da CNEN – Rua General Severiano, 90 / Térreo, Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)

*Participação gratuita, sem necessidade de inscrição. Certificados de participação podem ser solicitados previamente pelo e-mail comunicacao@cnen.gov.br e só serão fornecidos no dia do evento. Mais informações: (021) 2173-7138


Eventos