Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Celso Pansera convoca institutos do MCTI para combater o Aedes aegypti

Em reunião com diretores por videoconferência nesta quarta-feira, o ministro determinou uma inspeção em todas as entidades para eliminar eventuais focos do mosquito.

Fonte: MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, determinou nesta quarta-feira (3) uma inspeção em todos os institutos de pesquisa e entidades vinculadas ao MCTI para eliminar eventuais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A decisão foi transmitida aos diretores dos órgãos em reunião realizada pelo ministro por meio de videoconferência. A ação está alinhada com a determinação da presidenta Dilma Rousseff para mobilização nacional dos servidores públicos federais no combate ao mosquito.

"É uma ação importante. Discutimos a mobilização física, a limpeza dos espaços dos nossos prédios, dos jardins, dos locais de possíveis criadouros de mosquitos", afirmou o ministro. "Amanhã tenho um encontro com as empresas e institutos vinculados ao Ministério no Rio de Janeiro, também, para mobilizar as unidades", acrescentou.

O mutirão de limpeza nos institutos ligados ao MCTI integra o eixo de mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia no âmbito dos ministérios, autarquias, fundações, agências e demais órgãos vinculados, envolvendo, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cerca de 1,6 milhão de servidores.

O Plano Nacional trabalha em três frentes: prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, melhoria da assistência às gestantes e crianças e realização de estudos e pesquisas na área. O Governo Federal também lançou uma página oficial na internet em que reúne informações sobre a prevenção e o combate à dengue, chikungunya e zika. No portal, é possível encontrar informações sobre as três doenças, seus principais sintomas e tratamentos, além de medidas para diminuir a proliferação do mosquito transmissor. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

Eventos