Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Prêmio de iniciação científica do CNPq chega a 13ª edição

Vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro e bolsas de mestrado

Fonte: Site Portal Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de lançar a13ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, que tem por objetivo estimular bolsistas de instituições integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O CNPq vai premiarrelatórios finais que se destaquem pela relevância e pela qualidade, além das instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O concurso prevê as categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica,nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Podem concorrer na categoria Mérito Institucional os participantes do PIBIC que tenham bolsistas inscritos no prêmio. A instituição agraciada receberá um troféu.

Para concorrer à etapa nacional, as instituições têm de indicar até seis bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (três por categoria, sendo um por cada grande área de conhecimento) com os relatórios que obtiveram destaque durante o segundo semestre de 2014.

Novidades em 2015

Segundo o CNPq, há duas novidades para este ano: podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido entre 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, independente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período; e o prazo para a solicitação de bolsa de mestrado passou de 12 para 24 meses, contados a partir da cerimônia de premiação.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 27 de maio de 2016, no endereço www.destaqueict.cnpq.br. No sitetambém é possível obter o formulário de indicação, além de informações complementares.


 

Eventos