Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Radiação do desastre nuclear de Fukushima foi encontrada na costa dos EUA

Fonte: IPC Digital

FUKUSHIMA – A radiação do desastre nuclear no Japão em 2011, se espalhou até a costa norte dos EUA, e a contaminação está aumentando em locais identificados anteriormente, embora, conforme cientistas, os níveis ainda são muito baixos para ameaçar humanos ou a vida no oceano.

Teste feitos em centenas de amostras de água do oceano pacífico, confirmaram que a usina nuclear de Fukushima continua vazando isótopos radioativos mesmo 4 anos após o acidente, afirmou Ken Buesseler, especialista em radiação marinha pela Woods HoleOceanographic Institution.

Nos últimos meses, traços do césio-134 foram detectados em centenas de quilômetros das costas de Oregon, Washington e Califórnia, assim como nos limites da ilha canadense Vancouver.

Outro isótopo, césio-137, legado radioativo de testes de armas nucleares conduzidos entre os anos 1950-1970, foram encontrados em baixos níveis em quase todas as amostras de água testadas pela Woods Hole, instituto de pesquisa sem fins lucrativos.

"Em relação ao fato dos níveis de contaminação das nossas costas permanecerem muito abaixo dos níveis estabelecidos pelo Governo como seguro para a saúde humana e da vida marinha, a mudança dos valores aponta uma necessidade de um monitoramento mais próximo dos níveis de contaminação através do oceano pacífico”, afirmou por e-mail, Buesseler.

Fonte: Japan Today


Eventos