Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

INB realiza encontros do Plano de Educação Ambiental

Fonte: A Voz da Cidade

Agulhas Negras

Com o objetivo de aplicar o Plano de Educação Ambiental (PEA) da Fábrica de Combustível Nuclear (FCNP) a Indústria Nuclear do Brasil (INB) anunciou uma série de apresentações de resultados do Diagnóstico Socioambiental Participativo Local, promovido especificamente nas cidades de Areias (SP), Resende e Itatiaia. Os encontros tiveram início nesta segunda-feira, em Areias, onde representantes da INB e comunidade estiveram reunidos na sede da Câmara de Vereadores. Na terça-feira foi a vez da comunidade de Itatiaia participar do encontro promovido na Casa da Cultura, no Centro. Ontem, o programa organizou encontro em Resende, no Espaço Z, no Centro e hoje, às 9h30, será a vez da comunidade de Engenheiro Passos conhecer o PEA, no Salão Paroquial da Avenida Boa Vista. "Esta ação é uma medida de compensação ambiental exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesta iniciativa nós temos o apoio de Furnas, as prefeituras de Areias, Resende e Itatiaia, a Eletronuclear, Comunidade Eclesiástica São Benedito e o Ministério do Meio Ambiente”, destaca o coordenador de Comunicação Externa da INB, Mário Moura.

Segundo a bióloga e responsável pela condução do PEA, Flávia Pires, a iniciativa vai aproximar a unidade da INB das comunidades circunvizinhas. Ela esclarece que o Programa de Educação Ambiental prevê a realização de atividades junto ao corpo docente das escolas públicas da região. "O objetivo é fazer a empresa dialogar sobre as questões ambientais com a sociedade na qual está inserida. Afinal, ocupamos um lugar no planeta, temos vizinhos e questões em comum a serem discutidas, a fim de que possamos ter melhorias na construção de uma sociedade mais sustentável”, afirma.

De acordo com a INB, os relatórios semestrais do Programa de Educação Ambiental e de Comunicação Social (PCS) foram entregues ao Ibama, em setembro. "A apresentação desses relatórios semestrais também é uma exigência do órgão fiscalizador. Através dele, o Ibama acompanha as atividades realizadas nesse período. Ao aprovar os relatórios de janeiro a junho de 2015, o Ibama recomendou que os próximos sejam feitos uma vez por ano”, informou Flávia, destacando que a recomendação do Ibama é uma demonstração de que o trabalho da INB agradou. "O primeiro passo que o PEA pretende é fazer a devolutiva para as comunidades de Areias (SP), Itatiaia e Resende nas oficinas participativas e montar um grupo gestor. O objetivo é mostrar para estas comunidades que as atividades vão começar e como serão desenvolvidas”, observa.

Eventos