Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

CNEN instala rede para dar mais segurança ambiental à região próxima a usinas nucleares

Fonte: Site MCTI

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) implantou uma rede de monitoração radiológica no entorno da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) para aumentar a segurança da região. Os equipamentos instalados entre as cidades de Paraty e Angra dos Reis, ambas no Rio de Janeiro, verificam, em tempo real, elementos radioativos eventualmente presentes no meio ambiente e avaliam dados relativos à precipitação pluviométrica.

O objetivo da iniciativa é promover a avaliação contínua das condições de segurança radiológica da área ao redor das usinas de Angra 1 e Angra 2 e prover resposta imediata a qualquer eventual liberação de resíduos radiológicos.

A instalação das seis estações de monitoração radiológica (EMRs) ficou a cargo dos técnicos da Coordenação Geral de Reatores e Ciclo Combustível e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), ambos ligados à Cnen. Essa ação foi precedida de estudos de adequação das condições meteorológicas, de proteção radiológica e de densidade populacional da região, além de se basear no plano de emergência. A iniciativa contou ainda com a colaboração do Colégio Naval e da Administração do CIEP Guignard, assim como da Defesa Civil de Paraty e da Eletronuclear.

Eventos