Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Brasil e Rússia pretendem intensificar cooperação tecnológica no setor nuclear

Fonte: Agência Gestão CT&I

O uso da energia nuclear como fonte de energia elétrica é um dos vieses estudados para intensificar a cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Rússia. A informação é do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que também declarou a possibilidade de incremento econômico entre empresas dos dois países nessa área, com transferência de tecnologias.

"O núcleo de nosso interesse foi em ciência, tecnologia e pesquisa. Estive em contato com um instituto de tecnologia nuclear, sobre extensão de vida útil das usinas nucleares por mais 60 anos. Falamos também sobre novos projetos e eles estão interessados”, comentou Braga, durante o encerramento da viagem à Rússia e à Polônia, em uma comitiva chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Na Rússia, confirmou-se o interesse dos dois governos em impulsionar acordos em energia nuclear para fins pacíficos. Nessa linha, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. e a Rosatom América Latina assinaram memorando de entendimento. A ideia é estimular o intercâmbio para explorar oportunidades de negócio, como a construção do reator nuclear multipropósito brasileiro.

Já na Polônia foi realizado um encontro com a primeira-ministra do país, Ewa Kopacz, e com autoridades e empresários. As possibilidades de cooperações na área de energia com a Polônia também são reais, segundo Eduardo Braga. "Somos um porto seguro para investimentos poloneses”, afirmou.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MME e da Vice-presidência)

Eventos