Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Plano de emergência simula acidente nuclear em Angra dos Reis, RJ

Fonte: Portal G1 de Notícias

Forças de segurança, instituições públicas e profissionais de diversas áreas participaram, nesta quarta-feira (23) de mais uma etapa do plano de emergência da Central Nuclear de Angra dos Reis, RJ. O esforço é para deixar todos preparados para o caso de um acidente radioativo.

O treinamento simulou uma fuga pelo mar. Em poucos minutos, o grupo foi reunido na Praia Vermelha e saiu em uma embarcação da Marinha. O treinamento contou com participação de alunos do Colégio Naval. Uma das estratégias do plano é ensinar os moradores a se proteger da radiação, a partir de medidas como o isolamento das residências.

"Atrás do papelão tem outras camadas que nós colocamos exatamente para vedar todas as frestas que possam ter no meio intrerno e externo, mas pode ser usado também jornal", explicou o agente da Defesa Civil Edson Jorge Fernandes de Souza. "Essa recomendação pode durar no máximo 48h. Então, se espera que a pessoa tenha água potável, algum tipo de comida. Se você já fez previamente algum tipo de comida na sua casa, ela não sofreu contaminação", disse o Chefe da Divisão de Atendimento de Emergência Radiológica, Raul dos Santos.

Enquanto o resgate não é feito, o morador também é orientado a tomar as pastilhas de iodeto de potássio. "Elas vão agir na glândula de tireóide evitando unicamente o câncer de tireóide. Outras anomalias têm que ser acompanhadas posteriormente", afirmou o diretor de Vigilância Ambiental, Romário Gabriel Aquino.


Eventos