Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Rebelo anuncia dinheiro do pré-sal para ciência e tecnologia

Fonte: Jornal do Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, esteve com o empresariado fluminense no Fórum de Defesa e Segurança da Firjan, no fim da semana passada, e fez um anúncio que deixou a todos mais animados em meio a um cenário de retração econômica do país. Rebelo disse ter obtido o compromisso da presidente Dilma Rousseff de destinar um percentual dos 50% restantes do fundo social do pré-sal para investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de defesa e segurança (os outros 50% do fundo já estão comprometidos com a educação). "Já entreguei à presidenta proposta que regulamenta esse repasse", contou.

Outro pedido feito por Rebelo a Dilma foi de incluir a área de Ciência e Tecnologia no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). E os três eixos centrais de investimento, nesse caso, são na criação de um reator multipropósito, na segurança cibernética, e na área espacial.   

Além disso, o ministro Rebelo se comprometeu com os empresários a lutar pelo descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o que tem sido um dos entraves para a ampliação dos investimentos no fomento à pesquisa e à inovação tecnológica no Brasil. 

Nos últimos anos houve uma queda drástica nesses investimentos em pesquisa no país: reduziu de R$ 7,7 milhões, em 2012, para R$ 3,6 milhões, em 2015; menos da metade.   

Eventos