Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Nota de Repúdio ao artigo “Is SciELO a Publication Favela?” de autoria de Jeffrey Beall

Biblioteca eletrônica de periódicos científicos brasileiros, SciELO, manifesta-se contra blog do bibliotecário norte-americano que publicou texto acusando o portal de ser uma “favela de publicações”. Plataforma solicita aos editores de revistas brasileiras que expressem seu apoio e assinem o documento de repúdio.

Fonte: Jornal da Ciência

"Nós, abaixo-assinados, editores de revistas científicas brasileiras, indexadas e publicadas pelo SciELO, repudiamos veementemente a tentativa de desqualificação do SciELO feita por Jeffrey Beall, publicada no artigo preconceituoso "Is SciELO a Publication Favela?” ao defender a ação dos grandes publishers comerciais. Embora seja compreensível a competição agressiva dos publishers internacionais com o SciELO buscando cooptar periódicos de qualidade para seus pacotes de serviços, a comunicação do sr. Beall tergiversa, ignora fatos e menospreza os avanços extraordinários do modelo exitoso de publicação em acesso aberto do SciELO.

O SciELO é o mais importante e inovador programa político, gerencial, técnico e acadêmico na evolução da editoração e da visibilidade nacional e internacional dos periódicos do Brasil e certamente para a maioria dos 15 países-membros da Rede SciELO.

Seu financiamento é liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que se projeta internacionalmente como uma das mais avançadas e inovadoras agências governamentais de financiamento da pesquisa, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão de fomento à pesquisa do governo brasileiro. De forma idêntica, o SciELO recebe apoio de instituições públicas nos demais países da América Latina, na Espanha, em Portugal e na África do Sul.

O sr. Beall ultrapassou os limites da ética ao tentar depreciar gratuitamente a imagem exitosa do programa SciELO, razão pela qual merece nosso repúdio.”

Os editores interessados em expressar sua adesão, podem indicar seu nome e título do periódico no link:

Eventos