Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Servidores da Saúde trabalham sem aparelho que mede níveis de radiação no DF

Cerca de 2 mil técnicos em radiologia estão sem o medidor obrigatório há uma semana

Fonte: Portal R7

O Sintar-DF (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Distrito Federal) denuncia que cerca de 2 mil servidores da rede pública de Saúde trabalham sem aparelhos que medem os níveis de radiação aos quais são expostos durante exames com raio-X. Os dosímetros foram retirados de hospitais e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) na semana passada, depois que se encerrou o contrato da empresa fornecedora com o governo.

Uma portaria de 1998 do Ministério da Saúde obriga os técnicos em radiologia a sempre utilizar o dosímetro durante a jornada de trabalho nas áreas controladas, e determina que os aparelhos sejam trocados mensalmente. O servidor Adriano Levay, que trabalha na UPA de São Sebastião, diz que está com medo dos efeitos que a exposição desmedida pode ter na própria saúde no futuro.

— Estamos entre a cruz e a espada, porque a sociedade vai fazer exame, e a gente fica com receio de tomar dose excessiva e não ser monitorada, como fica nossa situação? A radiação não te dá um efeito imediato. Ela pode, daqui a 4 ou 5 anos, te dar efeito genético, de câncer, de mutação.

O vice-presidente do Sintar-DF, Ubiratan Gonçalves, afirma que o sindicato recebeu várias denúncias dos técnicos em radiologia durante o período sem os aparelhos, e diz que o órgão vai acionar o MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios) sobre o caso.

— Nesse período sem dosímetro, profissionais não estão sendo monitorados. Informamos ao MP da situação da falta dos dosímetros, e que os profissionais estavam sendo expostos. Se levarmos ao pé da letra, pode ser feito até ocorrência policial nessa situação.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF confirma que o antigo contrato com a empresa dos dosímetros foi finalizado. No momento, tramita na pasta um novo processo de aquisição do serviço, há em fase final. Ainda segundo a secretaria, os profissionais da radiologia devem receber os novos equipamentos assim que o processo seja finalizado e a empresa entregue os novos dispositivos.


Eventos