Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Wagner: No programa nuclear ninguém entra

Fonte: A Tarde, Salvador

A prisão de Othon Luiz Pinheiro, presidente licenciado da Eletronuclear, acendeu a luz amarela no Ministério da Defesa.

A preocupação do ministro Jaques Wagner é com o programa nuclear brasileiro, formulado e desenvolvido há 35 anos com a participação ativa de Othon.

- Se CGU, TCU ou qualquer órgão devidamente credenciado quiser investigar, terá acesso aos contratos comerciais. Agora, no programa nuclear brasileiro (a parte técnica) ninguém entra. Nunca.

Curioso: Lava Jato à parte, o programa nuclear brasileiro foi concebido em parceria com a Alemanha, que esta semana começou a desativar suas usinas, prometendo parar todas as 17 até 2022.

 

Radioatividade baiana

Já que depois da chegada da Lava Jato na Eletronuclear a radioatividade entrou na ordem do dia, Salvador também ganhou a sua bombinha radioativa.

A Câmara aprovou ontem projeto do vereador Henrique Carballal (sem partido) que proíbe o trânsito de material radioativo pelas ruas da capital baiana.

Se ACM Neto sancionar, vai criar um problema nacional: o yellow cake, urânio extraído das minas da Nucleobrás em Caetité, que uma vez por ano embarca em Salvador, estará proibido de circular por aqui.

Aratu —Carballal justifica dizendo não ser correto expor os moradores de Salvador ao perigo. E cita que há soluções sem precisar expor a população:

- É só levar para o Porto de Aratu.


Eventos