Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Incêndio atinge terreno de mata pertencente a Aramar

Um incêndio que começou por volta das 11h de ontem destruiu parte da vegetação existente na área do Centro Experimental de Aramar, em Iperó. Brigadistas e bombeiros trabalharam no combate às chamas que até as 19h ainda não haviam sido debeladas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Em pelo menos três pontos do terreno, que mede, no total, cerca de 840 mil metros quadrados, foram detectados focos que provocaram nuvens de fumaça avistadas à longa distância. Ainda não se sabe a extensão da área atingida.

De folga, o autônomo Divanil Gonçalves, que mora no bairro Mineirão, em Sorocaba, contou que pescava num lago nas imediações quando foi surpreendido pela queimada. Ele não soube informar quais teriam sido os motivos, mas permaneceu no local para levar água aos brigadistas que combatiam as chamas. "Foi a forma que encontrei de ajudar. A coisa aqui já esteve pior, mas acho que eles vão conseguir resolver logo, se Deus quiser", comentou.

Em nota, a assessoria de comunicação do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTPMS) informou que o incêndio foi provocado pelo tempo seco, mas que não houve comprometimento das instalações e da segurança das pessoas. Da mesma forma, não foi preciso interromper as atividades normais do trabalho.

Instalado em 1985, o Centro conta com duas unidades: na primeira, em um prédio dentro da Universidade de São Paulo (USP), estão alguns laboratórios e a área de projetos; já no Centro Experimental Aramar, no município de Iperó, estão as instalações de teste e industriais, além de outros laboratórios e oficinas especializadas.

O terreno fica ao lado da reserva florestal do Ibama administrada pelo Instituto Chico Mendes. No momento, a unidade desenvolve o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), considerado um grande salto tecnológico na busca da independência para a fabricação de radiofármacos.

Aramar ainda aguarda a construção, numa área de 350 mil metros quadrados que cedeu à Universidade de São Paulo, do campus que deverá abrigar o curso de Engenharia Nuclear. O empreendimento tem como objetivo formar e aperfeiçoar recursos humanos para o setor tecnológico e industrial brasileiro. (José Antonio Rosa)

Eventos