Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Material radioativo é levado de estação de qualidade do ar em Porto Alegre

Fonte Portal G1

Dois equipamentos com fonte radioativa foram furtados de uma estação de monitoramento de qualidade do ar em Porto Alegre na última terça-feira (3). Segundo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o material oferece sérios riscos à saúde de quem manuseá-lo de forma inadequada.

A estação arrombada fica no canteiro central em frente à rodoviária da capital e é uma das três instaladas na cidade. Trata-se de um contêiner com vários equipamentos para monitoramento de qualidade do ar, entre os quais dois com fonte radioativa.

De acordo com o químico Márcio D'Avila Vargas, coordenador da Rede Ar do Sul da Fepam, o material radioativo encontra-se dentro de equipamentos eletrônicos. São duas cápsulas de aço que contêm carbono-14, que emite radiação de baixa intensidade. Mesmo assim, não deve ser manuseado.

"Todo material radioativo oferece riscos. Nesse caso, o nível de radiação é baixa. Se ele não for retirado de dentro do equipamento, não há perigo. Mas se ele for removido mecanicamente pode causar danos e comprometer a saúde de quem ficar manuseando esse material”, alerta Vargas.

Segundo o químico da Fepam, não há riscos para a população em geral. O órgão ambiental solicita que, caso alguém tenha encontrado o equipamento furtado da estação, deve entregá-lo à Brigada Militar. A polícia também pode ser avisada pelo telefone 190.


Eventos