Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Aplicações da Inteligência artificial no INAC - 2021: da análise radiológica de exames de Covid-19 à utilização na segurança de usinas nucleares

Fonte: ABEN

Os diversos usos, aplicações e os dilemas éticos e sociais da inteligência artificial (AI) foram apresentados na mesa "Artificial Intelligence” dentro da décima edição da Conferência Internacional Nuclear do Atlântico - International Nuclear Atlantic Conference (INAC 2021), promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN).

Participaram da apresentação Lamartine Guimarães, físico do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) da Aeronáutica; Marcos Machado, médico e físico da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Roberto Schirru, físico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); e Roberto N. Mesquita, físico do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Na abertura da mesa, Lamartine Guimarães falou sobre a atualização e aplicação da AI em paradigmas em ciência e pesquisa nuclear com foco em dois tipos de utilização: aplicação em núcleo naturais, por meio da classificação inteligente de supernovas; e como ferramenta para contribuir na área de segurança nuclear na verificação de falhas e prevenção de acidentes.

O físico e médico da UFBA, Marcos Machado, falou sobre a utilização da AI na área médica com a articulação de exames radiológicos para fazer um diagnóstico de pacientes com Covid-19. A iniciativa, segundo Machado, ajuda o médico a prever e diagnosticar exames de imagens com mais assertividade, relacionando processos químicos, físicos e anatômicos.

Já Roberto Schirru, da UFRJ, problematizou a aplicação da AI dentro no desenvolvimento de ferramentas de segurança na engenharia nuclear e como sistema decisivo de apoio para prevenção de acidentes nas usinas de Angra 1 e Angra 2.

Por fim, Roberto Mesquita, físico do IPEN, apontou os dilemas éticos e sociais envolvendo a utilização da inteligência artificial em áreas como assistência médica, aplicação nuclear, motorização e em atividades que implicam risco de vida.

A programação completa está no site www.inac2021.com.br

Contato imprensa whatsapp 21.979368737 - Gloria Alvarez

Eventos