Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Seis brasileiros foram escolhidos como os mais influentes da energia nuclear mundial

Fonte: Petronotícias

Seis profissionais da indústria nuclear brasileira  foram escolhidos para figurar em uma lista com as 100 mais importantes personalidades do setor em todo o mundo. A relação foi publicada pela FairForce, que reconhece os profissionais com maior impacto positivo no meio ambiente. Os brasileiros ligados ao segmento citados pela entidade foram: Wilson Ferreira Júnior (Eletrobrás), Leonam Guimarães (Eletronuclear), Celso Cunha (ABDAN), Carlos Leipner (ABDAN), André Salgado (Framatome) e Nelida Lucia Del Mastro (USP). Veja abaixo um breve perfil dos homenageados:

p

Wilson Ferreira Junior é formado em Engenharia Elétrica e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Ele está no comando da Eletrobrás desde 2016 e deixará o posto no próximo dia 5. Sob sua gestão, a Eletrobrás acertou o envio de recursos para a Eletronuclear retomar as obras de Angra 3.

Leonam Guimarães foi apontado pela FairForce como um "grande nome do ramo de energia nuclear”. Além de presidente da Eletronuclear, o executivo faz parte do International Expert Group on Nuclear Liability (INLEX) da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e é membro do Conselho de Gestão da Associação Nuclear Mundial.

Celso Cunha é outra figura de peso do setor nuclear. No comando da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) desde 2017, possui vários anos de experiência no setor de energia, abrangendo tanto funções técnicas quanto de liderança. Recentemente, foi reconhecido também como um dos 100 nomes mais importantes da energia da década pela Full Energy.

Carlos Leipner é membro do Conselho da ABDAN desde 2017, quando liderou o desenvolvimento do Plano Estratégico e apoiou as diversas iniciativas de promoção do setor nuclear no Brasil. Recentemente, Leipner passou a fazer parte da diretoria da Clean Air Task Force, entidade internacional focada na descarbonização da matriz energética global.

André Luiz Salgado é vice-presidente da ABDAN e diretor executivo para a América do Sul na Framatome. Anteriormente trabalhou na AREVA Brasil por 6 anos e na Kolbitz por quase 20 anos. Para a FairForce, "a experiência do senhor Salgado no setor nuclear fez dele uma das figuras mais proeminentes da América Latina”.

Nelida Mastro é líder do grupo de pesquisa sobre efeitos da radiação biológica na Universidade de São Paulo e também é membro nacional da Women in Nuclear Association.

A lista completa da FairForce está disponível no site da entidade.

Eventos