Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

CNEN Analisa Liberação do Acelerador Linear da Radioterapia do HCC

Fonte: O Regional

Na semana passada, dia 28 de maio, a Fundação Padre Albino conseguiu, da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, a aprovação no segundo processo de diligência de análises técnicas do Serviço de Radioterapia do HCC para a liberação do acelerador linear e o consequente início dos tratamentos radioterápicos.

Esse órgão, que é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem até 60 dias (começando a partir do prazo de fechamento da documentação inicial, que foi em 22 de abril) para apresentar o resultado do parecer. O pedido feito pela Fundação faz parte do processo de regulamentação técnica para o funcionamento de serviços de radioterapia em todo o país.

"O objetivo da resolução é estabelecer padronização nacional das normas e parâmetros sanitários das instituições públicas e privadas, possibilitando maior segurança e proteção para os pacientes em tratamento”, relata por meio de nota, a assessoria de imprensa da Fundação Padre Albino.

Conforme dito pelo administrador do Hospital Emilio Carlos, Benedito Rodrigues, após o envio da documentação na solicitação de inspeção e licenciamento, a Comissão Nacional de Energia Nuclear realizou duas diligências para checagem de dados, com aprovação de ambas. "A partir de agora é aguardar a inspeção da Comissão para a liberação do aparelho e, posteriormente, o início dos tratamentos para pacientes de Catanduva e região”.

Paralelamente à liberação, as obras para a instalação do tomógrafo adquirido no Serviço de Radioterapia também continuam. "Já foi contratada a empresa responsável pela colocação do forro no teto onde o aparelho será instalado. Segundo o engenheiro da Fundação Padre Albino, Edegar Durigan Junior, outra empresa também está sendo contratada para colocação de piso na sala de tomografia para que, assim, o aparelho possa ser instalado definitivamente pela fabricante Siemens AG. A manutenção no sistema de ar condicionado foi finalizada”, finaliza a nota.

Da Reportagem Local

Eventos